1
logo Olá visitante, bem-vindo de volta!

A empresa amazonense Rita Prossi, é precursora no uso da natureza amazônica em jóias. Através de pesquisas, inspirados pelas lendas de nossa região, promovemos a riqueza auto-sustentável da Amazônia com extremo respeito ao meio ambiente. Propomos um design inovador de qualidade que encanta com belezas e emoções.

Trabalhamos com mão-de-obra local, através de uma vasta cadeia produtiva, fazendo a junção com a tecnologia, utilizando de elementos da cultura e do conhecimento local.

Politicamente e ecologicamente correta, a nossa produção possui; beleza, inovação, cultura, e tecnologia.


Rita Prossi - Artesão Trabalhando


Uma profunda pesquisa dos materiais a serem utilizados é feita antes de implementarmos em nossa produção, para sabermos se o material a ser utilizado não apresentará problemas futuros, tanto no meio ambiente, com também em sua utilização.

A nossa produção faz parte de uma vasta cadeia; O índio que tece a palha ou colhe a semente, o artesão que limpa, lixa e corta a semente, o design que cria o modelo, o ourives que faz a produção, os "pedristas" que fornecem as pedras, os "cravadores" que cravam as mesmas na montagem, as índias do alto rio negro fazem as embalagens (feito a mão) e depois, a distribuição é feita para as lojas.

A nossa empresa trabalha beneficiando os projetos de oficinas para organização de trabalhos indígenas e artesanal, para que possa ser transformado em um sistema sustentável e promissor para a região.

A introdução do processo, antes da abertura da empresa foi em 1994, fase de pesquisa, experimentos e aprimoramento da empresa, de 1995 até o ano 1998 foi o período de testes e implementação de tecnologia de nossos produtos.

Em 1999, 2001 e 2002 começamos a comercializar em massa os produtos juntamente com nossa campanha de marketing da nossa marca ecologicamente correta.

Melhoria nos indicadores de trabalho e renda das comunidades parceiras.

Ensinamos alguns índios e artesãos uma forma de corte da semente, que fez gerar renda para suas comunidades. Eficácia em promover uma maior organização social das comunidades atingidas.

Rita Prossi - Alguns dos primeiros anéis feitos

As comunidades que são parceiras da empresa, estão em faze de organização, algumas já estão em associações, outras em cooperativas. Previsão de auto-avaliação no escopo do projeto: O projeto está amarrado sem dúvida ao volume de vendas das Bio-Jóias, quanto maior a demanda mais beneficiamento para as comunidades.
 
Impactos positivos no que tange à questão ambiental da região

Rita Prossi - Oca Indígena

Todas as sementes são sementes não germináveis, que caem das árvores ou mesmo como a semente da fruta do tucumã que é muito consumida pelos moradores locais Amazônia.

As nossas bio-Jóias são produzidas ecologicamente corretas, contribuindo para divulgação da região em forma de um design inovador respeitando sempre em primeiro lugar o nosso meio ambiente.
 
Capacidade de solução em afetar positivamente na solução de outros problemas

Rita Prossi - Comunidade Indígena

O nosso processo de cadeia produtiva gera renda para as comunidades e aldeias indígenas, fazendo com que os seus habitantes possam permanecer em suas aldeias ou cidades do interior, evitando não só o desaparecimento da cultura das comunidades e tribos da região em questão, mas como também evitando o "inchaço" de pessoas na capital, e contribuindo para diminuição da marginalização e violência nas grandes cidades.
 
Parcerias e Replicabilidades - Articulação com políticas públicas

Ainda não existe envolvimento com políticas públicas. Capacidade da experiência ser reproduzida em espaços sócio-culturais e econômicos semelhantes. Existe a possibilidade dessa experiência ser ampliada, para isso precisa ser muito bem colocada. Capacidade de estabelecer parcerias no setor privado. Pode ser uma introdução desses valores culturais a serem abordados como forma de sustentabilidade das comunidades.

Foodilicious

Comercialização das Bio-Jóias

São jóias com material de uso ecologicamente corretos, e que fazem parte de uma grandiosa e valiosa cadeia produtiva, que valoriza a mão de obra de parcerias com comunidades indígenas, artesãos, e industrias de metais preciosos, minas de pedras.

Nós nos preocupamos com a preservação da Amazônia, promovemos em nossa região a riqueza auto-sustentável da região com extremo respeito ao meio ambiente, ajudando e auxiliando comunidades e tribos indígenas para que não seja feito nenhuma depredação a natureza.

O nosso processo de cadeia produtiva, gera renda para as comunidades e aldeias indígenas fazendo com que os seus habitantes possam permanecer em suas aldeias ou cidades do interior, evitando não só o desaparecimento da cultura das comunidades e tribos da região em questão, mas como também evitando o "inchaço" de pessoas na capital, e contribuindo para diminuição da marginalização e violência nas grandes cidades.

Todas as sementes que utilizamos em nossas jóias são sementes não germináveis, que caem das árvores ou mesmo como a semente da fruta do tucumã que é muito consumida pelos moradores locais da Amazônia. As nossas bio-Jóias são produzidas ecologicamente corretas, contribuindo para divulgação da região em forma de um design inovador respeitando sempre em primeiro lugar o nosso meio ambiente.

Rita Prossi - Apoio


Receba promoções e novidades por email

Nos acompanhe


Siga-nos no Instagram: @ritaprossi